sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Liga Regional ressurge para reestruturar o xadrez em Bauru e Região

A Liga Regional de Xadrez (LRX) foi criada la pelo ano de 1998, pelo grande enxadrista Eric Piassi, junto com seu irmão Kildare, com a parceria dos enxadristas Guilherme e Evandro Coronado, de São Manuel e o Vicente Júnior, de Botucatu. Foi uma excelente iniciativa que visou a promoção de campeonatos pela região para melhorar o nível técnico local. Com saudades, relembro os torneios realizados na Luso em Bauru, em São Manuel, em Botucatu e no Centro Avareense. Por alguns anos, ele foi o grande promotor dos eventos enxadrísticos da região, mas que infelizmente por falta de condições esse projeto foi descontinuado por muitos anos.
Recentemente, a LRX foi reativada para voltar a movimentar o xadrez na região, por muitos anos estagnado graças à inércia da Federação Paulista de Xadrez, que se deteriorou ao longo dos anos e acabou por existir somente no papel. Nesse contexto, mais uma vez Eric, em conjunto com Ralfred Melo e Márcio Chioca têm feito das tripas coração para cobrir as lacunas que por anos foram esquecidas na região.
Neste ano a LRX já realizou torneios de xadrez rápido e blitz em Avaré e em Bauru. Os enxadristas de São Manuel e o Xadrez Avareense já aderiram à Liga.
Ainda há muito trabalho para fazer. Cumpre consignar que ainda falta um trabalho maior de divulgação das atividades e o uso ostensivo das redes sociais para isso. Na atualidade, ações de marketing são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento e nessa toada, a LRX carece disso. Seus torneios são excelentes, sua organização é primorosa e o trabalho é ininterrupto, mas está faltando um canal de comunicação com o grande público. As redes sociais podem ser o princípio de divulgação, como por exemplo uma página ou um grupo no facebook sobre o assunto. Uma conta no Google é a porta de entrada para a criação de um blog da liga, onde todos podem ficar sabendo das ações. Um bom exemplo de como o marketing bem feito pode dar resultados é o trabalho do Xadrez Avareense. Qualquer evento é divulgado exaustivamente por meio das redes sociais, internet, imprensa, etc. E o resultado de tudo isso é que conseguimos firmar parceria com o Instituto Federal de São Paulo e algum auxilio da Prefeitura Municipal (mínimo, por sinal).
Uma ação agressiva de divulgação seria a cereja no bolo do excelente trabalho até aqui feito pelo grande enxadrista Eric Piassi.

E é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário